segunda-feira, 20 de abril de 2015

Dúvidas existenciais

Como já escrevi aqui no blog, sou um tipo porreiro, com namorado e feliz.
Posto isto, vou passar a explicar a razão deste post.

Amo demais o meu P e todas as escolhas e opções que fiz não me arrependo. Há 8 anos que não me arrependo. Mas por vezes questiono-me como seria a minha vida se tivesse feito outras opções.

Dou um exemplo:
Vivo nos arredores de Lisboa mas não sou de cá.
A única razão que me prende à cidade é ele.
Com isso perdi momentos importantes com a minha família e amigos e quiça, perdi uma vida profissional promissora.

Desde novo, ainda estudante universitário, que dizia que se tivesse de optar entre a vida pessoal e a profissional, escolhia a profissional.
Nada mais errado.
Sou das pessoas mais sensíveis e emocionais que conheço e como tal, das mais condicionadas pelos sentimentos pelos outros.
Muitas vezes (quase sempre) privilegiando os outros em detrimento de mim próprio.
Quando vim para Lisboa, segui o amor porque era aqui que ele vivia.

Depois a nossa relação terminou, comecei o namoro com o P e mantive-me aqui porque ele mora cá.
Nunca tentei procurar trabalho na minha área, se isso implicasse sair de Lisboa porque nunca acreditei que uma relação à distância "tenha pernas para andar".
Em comparação, fui tendo trabalhos menores e isso para mim nunca foi problema, desde que vivesse com o meu amor.

As minhas dúvidas, que da mesma forma que me assaltam o pensamento, também desaparecem, surgem quando a minha vida profissional passa por dificuldades e penso que não tenho uma carreira, de futuro, de sonho e provavelmente nunca terei, porque preferi a minha vida pessoal à profissional.

Também sei que se tivesse uma carreira na área que sempre ambicionei e me dediquei academicamente não significa que fosse feliz porque podia sentir falta do meu amor.
Mas, se por acaso a minha vida com o P terminasse, o que seria de mim?
Ficava em Lisboa, sozinho mas com trabalho ou ia para a minha cidade, acompanhado com as outras pessoas que amo incondicionalmente, mas desempregado num país com dificuldades económicas sem futuro à vista??!

Venha o diabo e escolha.

PS: Não me interpretem mal: sou muito feliz com o P e gosto de viver por cá, mas há dias (e hoje é um deles) que fico com dúvidas e receios.

14 comentários:

  1. Quando o V deixou Coimbra para vir trabalhar para o Porto, deixei o meu emprego, na minha área profissional (industrial) e vim dar aulas de EVT para Felgueiras para continuarmos a viver juntos.. Passado 6 meses encontrei de novo trabalho na minha área. Passados 19 anos continuamos juntos. Ja recusei trabalho no estrangeiro porque, como tu, acho que relações à distância não funcionam. Ainda não me arrependi.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu quando chego a casa e tenho o P à minha espera, fico sem duvidas. O arrependimento tb ainda não tive :)

      Eliminar
  2. Dúvidas todos temos, mas da experiência de vida que tenho posso adiantar-te que só podemos ter arrependimento daquilo que não fizemos. Isso não quer dizer que devas largar tudo e ir para fora, significa sim, se dos passos que tomaste, não te arrependeste é porque acertaste.

    ResponderEliminar
  3. Nunca há nada perfeito e há sempre momentos de dúvidas em relação às decisões que foram tomadas. Mas se no todo se consegue concluir que as opções tomadas levaram a um saldo positivo já é uma boa razão pra ficarmos satisfeitos e aguentar até passar o período de dúvidas (e quando aparecer o próximo, porque são cíclicos, é fazer o mesmo exercício).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É isso mesmo zehtoh :)
      Obrigado pelo apoio e conselho

      Eliminar
  4. o zehtoh disse tudo. acrescento um smiley no fim. é o eu contributo :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então pega um smile para ti também ;)
      Obrigado Silvestre :)

      Eliminar
  5. duvidas e receios sao comuns... o importante é termos maturidade de fazermos estas analises e aprendermos com elas! abraços

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É isso mesmo. Acredito que estas dúvidas e outras parecidas passem pela cabeça da maior parte das pessoas, porque no fundo, passamos todos pelo mesmo
      Obrigado pelas tuas palavras :)
      Abraço.

      Eliminar
  6. Recentemente mudei de trabalho, precisamente para ir para a minha área. Fiquei mais longe do meu rapaz. Temos muito menos tempo juntos, mas com muito mais qualidade que dantes. Fiz a minha opção, e não me arrependo. Ficaria eternamente a recriminar-me se não o tivesse feito. É perfeito? Não. Nem um bocadinho. Tenho vontade de agarrar nele e fugir para longe. Muitas vezes e cada vez mais...
    Tu tomaste a tua. E faz-te feliz. E eu fico feliz por ti :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Horatius e ainda bem que resultou para ti também :)

      Eliminar
  7. Temos que fazer por sermos felizes, e acredito que a felicidade não dura para sempre, precisamos de cuidar dela...a mudança faz parte, as dúvidas também, por isso tens é que saber o que queres para ti e não o que os outros esperam de ti :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O que quero já escolhi, mas por vezes questiono-me e se...
      Nada mais que isso.

      Eliminar