quinta-feira, 26 de março de 2015

La Bella Roma

Há anos que desejava conhecer Itália e finalmente consegui.
Por 4 dias viajei até Roma, passeei nas ruas, vi monumentos, comi as belas pizzas e adorei cada minuto.


A partida


A partida foi atribulada.
Decidimos embarcar no Porto por ter voos mais mais cedo e assim aproveitarmos mais o tempo em Itália, mas o destino decidiu provocar-nos e lançou-nos uma partida: no dia da viagem, à hora marcada, um nevoeiro cerrado abateu-se sobre a cidade invicta e o aeroporto esteve fechado durante horas. Ninguém partia ou chegava por falta de segurança.
Resultado: tive 7 horas de interminável espera para embarcar.

Curiosidade: segui na Ryanair, que apesar de os bancos e os próprios aviões não serem os mais confortáveis, tiveram uma atitude que me surpreendeu: devido ao atraso e para compensar o transtorno, pagou o almoço a todos os clientes.

Chegamos ao Hotel de Roma por volta das 22h, quando era suposto chegar às 12h.
Estávamos cheios de fome e cansados mas ainda tivemos tempo para dar uma volta e jantar.
Àquela hora e perto do hotel só encontramos um fast food aberto, mas conseguimos comer pasta. Não era das melhores, mas famintos como estávamos, pareceu divinal.

Fontana Di Trevi

Depois demos cordas aos sapatos e fomos em busca da Fontana di Trevi.
Passados largos minutos e alguns km's chegamos à famosa fonte. Infelizmente foi uma decepção. A fonte estava seca e carregada de guindastes. Não dava para apreciar a beleza e os pormenores da fonte porque estava em obras.
Eu percebo a necessidade da manutenção das obras de arte, mas lamento que tenha sido no momento em que tive oportunidade de a visitar.
Fiquei triste.

Coliseu
No dia seguinte entramos no metro e seguimos directos para o Colosseo.
Aqui as opiniões divergiram-se: se foi uma visita muito agradável ao interior do Coliseu, a área circundante já não foi tanto.
Haviam grades em torno do monumento que não se percebia a razão das mesmas. Inúteis, inestéticas e desarrumadas. Em vez de as colocarem em locais mais discretos, já que eram ineficazes, estavam ao longo das (enormes) filas de entrada, mas não estavam a orientar o sentido das filas. Não. Apenas estavam lá, como disse sem utilidade.
Ainda a acompanhar as desagradáveis grades, estavam os marroquinos a incomodar todos os turistas para venderem os "paus de selfie".
Ainda como se não bastasse, estavam ainda os guias desempregados a tentar convencer os turistas a fazerem visitas guiadas no interior do Coliseu em troca de um mimo monetário.

No interior respirava-se história por todos os pôros. Aconselho que quem vá visitar o coliseu alugue um audioguia (5€) para conhecerem e perceberem a disposição do coliseu, a orientação, e a história de todo o espaço.

O bilhete de visita ao Coliseu incluía ainda ao Foro Romano e o Palatino. Ficam todos muito próximos e permite ter uma visão histórica da Roma Antiga. A visitar.
As imagens falam por si:



Continua no próximo post.

1 comentário: